| Textos e comentários tirados na íntegra da Comunidade Joel Moncorvo - Linguagem de internet |
|
| Música na escola, o que vocês acham? 27/10/2005 15:01 Olá Amigos, tudo bom? Gostaria da atenção de vocês. O que vocês acham de música na escola, não como uma matéria recreativa e sim voltada para a aprendizagem da nossa música em suas origens? Falo isso porque vejo que seria bom que esta geração pudesse usufruir de cursos onde pudessem reconhecer na arte musical a importância do saber e a sua riqueza cultural. O que vocês acham? Joel Moncorvo |
|
![]() |
Importantíssimo! 29/10/2005 08:59 Joel, acredito q esse tema seja de extrema importância... Aprender música na escola é uma coisa fundamental... E, como vc disse, não apenas no sentido de entreter, mas de educar... Coisa q a música em si já faz em diversos aspectos... Eu tive aulas de música na escola quando criança... E é fantástico! Axo q a arte é muito importante da formação de um cidadão... E me refiro a qq tipo de arte... Teatro, plásticas e música... A arte tem aspectos culturais que facilitam a inserção na comunidade, além de promover consciências como união e igualdade... Claro q uma preocupação como esta surgiria na mente de um músico profissional e íntegro como vc... Forte abraço! Natália |
| mais do a certo! 27/10/2005 15:12 axo tb q seria muito importante q tivesse essa integração da musica na escola! ajudaria muito aos alunos Júnior |
|
![]() |
27/10/2005 15:12 a ideia é perfeita, ja havia sugerido isso no colegio onde estudava, mas não havia nenhuma mobilisaçao nem por parte dos alunos e muito menos da administraçao para q a ideia se tornasse concreta!! para q se torne uma realidade tem de haver interesse, principalmente por parte dos alunos, para q aconteça, mas se houver realmente interesse concerteza ela sai do papel!! abraço joel!! Neneco |
![]() |
Pra mim... 27/10/2005 15:13 seria simplesmente perfeito, agora conseguir isso seria muito dificil.... tipo acho que não iriam querer colocar música na escola porque muitas pessoas acham que no colégio só deveria ser passadas matérias que caem no vestibular, e infelizmente acho que musica só cai no proprio vestibular de musica... se conseguissem essa façanha seria otimo! abraços Menahem |
![]() |
27/10/2005 15:18 Olá Joel, é sempre uma satisfação trocar algumas informações com você. Minha opinião sobre isso é muito simples, eu concordo plenamente com a inserção da música nas escolas. No mundo atual as coisas, os fatos são muito destorcidos pela mídia. Os alunos de escolas se acostumam à ouvir coisas que a mídia "joga" pra eles. Eu acredito que após mostrar o seu trabalho e de muitas outras pessoas capacitadas as coisas podem mudar. Temos que mostrar a verdadeira essêcia da musica, em que ela pode beneficiar as pessoas. Resumindo, eu acho que isso é um grande passo para que no futuro a cultura baiana e brasileira ganhe grande proporções e as pessoas descubram como a música pode trazer um grande nível cultural à todos. Rosberg |
Fantastico 27/10/2005 15:25
|
|
humnm... 27/10/2005 15:26
|
|
Apoiado! 27/10/2005 15:29
|
|
concordo 27/10/2005 15:52
|
|
![]() |
Deixe-me sangrar minha opinião... 27/10/2005 16:13 A música ocupa uma área no cérebro humano responsável também pela intuição ( ou clarividência, para os mais místicos )eu tive a felicidade de aprender um pouco de música na escola , o que sem dúvida garantiu uma visão bem mais ampla do mundo que me cerca... aprender música é compreender o universo... o coração batendo em seu peito é música, o som das marés é música TODO o universo toca uma sinfonia mas POUCOS tem a capacidade de ouvir. as escolas fariam seres humanos melhores ensinando música... sua mãe é professora de música Joel, vc sabe do que eu estou falando... Merlim |
![]() |
Meu grande amigo Joel.... |
| Seria ótimo!!! 27/10/2005 17:05 Imagine quantos talentos iriam surgir logo cedo?! A música faria parte da vida do aluno quando ainda novo... muitas crianças nem imaginam o dom q teem... muitas vezes só tomam conciência quando teem oportunidade de pegar, brincar c/ o instrumento... pq... geralmente tudo começa como uma brincadeira... daí começa a demonstrar interesse pela música. Cabe salientar q a música tem um papel inportante na formação de muitas crianças. Na minha opinião seria ótimo... uma oportunidade dessa eu ñ tive quando criança. Anadill |
|
| Pra começar: a sociedade não valoriza os músicos. E por isso a música acaba sendo um instrumento de lazer. É necessário que a sociedade deixe de ver a profissão de músico como algo sem perspectiva. Acho o estudo musical tão importante quanto o estudo de matemática, biologia, entre outras matérias. A falta de aulas de música no colégio já mostra que somos forçados a seguir as velhas carreiras de médico, engenheiro, advogado... E para estudar música de forma séria, o investimento é caro, e isso acaba segregando o estudo a uma pequena parcela que têm condições financeiras de pagar. E o estudo mmusical seria muito mais importante nas escolas públicas, que seria além de lazer, uma forma de tirar crianças das ruas, e consequentemente, da violência e do crime. Além disso, essas crianças poderiam ter uma outra oportunidade de profissão. Alexandre |
|
![]() |
SERIA PERFEITO!!!! 27/10/2005 17:31 Joel , com prazer troco esta informação com você. Acho a idéia super bacana, mostrando aos jovens a verdadeira essência da música . Com certeza no momento que as escolas incluissem a disciplina de música iria beneficiar muito aos jovens alunos e com isso grandes talentos iriam surgir Boa Sorte!!! Bjs Tania Ribas |
| 27/10/2005 18:29 Acho que música na escola é um tema importante demais pra ser tão ignorado! Ainda bem que você tocou no assunto, Joelzinho. Pra ser sincera eu não acredito que seria viável encaixar a disciplina na grade de segundo grau. Não tem como simplesmente ignorar o vestibular e “vamo fazer música, UHU!” Por outro lado acredito ser algo no mínimo essencial pra crianças em idade escolar, eu diria, lá pela Alfabetização... Os pais tendem a evitar incentivar as crianças a terem gosto por música, por fazer música e tocar música, temendo que num futuro a criança escolha aquilo como profissão. Não condeno a atitude desses pais, porque nesse nosso país só quem faz dinheiro é advogado, político, jogador de futebol e traficante... Massss se Música se tornasse matéria curricular aí ia ser tudo uma maravilha (Eu acho!). A iniciação musical tem mesmo que acontecer o quanto antes, se for esperar até o menino ou a menina decidirem “Porra! Eu quero tocar”... É tempo perdido, sim! É um tempo precioso perdido. Talvez aprender a ler aprendendo música desperte na criança uma paixão fervorosa por esta... Daí em diante ela pode caminhar com as próprias pernas e tomar aulas com o mestre Joel, por exemplo.... Ou ainda pode despertar um ódio mortal -- como alguns muitos sentem por Educação Artística... Mas esse caso pode findar sendo um ponto positivo: Quem não gosta de música não vai resolver tocar cavaquinho por aí! Beth Lordelo |
|
![]() |
27/10/2005 18:37 eu acho de suma importancia, assim como o esporte. as escolas tem uma visao cientificista, positivista das materias, nao ligam pro carater. a musica tem muito a acrescentar a vida de uma pessoa, tanto como carater e moral, como disciplina, criatividade e inteligencia, que sao essenciais nos dias atuais. uma pesquisa comprova que ao utilizar varios membros ao mesmo tempo, fazendo ritimo aumentam o QI da pessoa e o maior exemplo que a pesquisa dá é da bateria. alem de desenvolver memoria e reflexos basicos e construtivos a sociedade. resumindo, a musica é boa para ambas as partes, tanto para as pessoas que gostam de artes como para os positivistas que veem a ciencia em 1° lugar... Rafael |
![]() |
Música na escola = desenvolvimento da criança 28/10/2005 19:22 Acho que ela aprende muito com a música, desde aprender a ouvir, perceber as coisas, trabalhar em grupo, coordenação, etc. Henrique |
![]() |
30/10/2005 11:16
|
É uma boa ideia... mass......! 30/10/2005 11:16
|
|
![]() |
30/10/2005 14:25 Grande Joel!! Muito interesssante a sua enquete. Acho isso de uma importancia muito grande.A cultura musical precisa ser sustentada por pessoas que tenham cada vez mais conhecimento. Não só o conhecimento teórico e das formas e estruturas musicais, mas também da cultura do seu país. Independente de ser popular ou erudito. O ensino da musica na escola poderia muito bem ser um primeiro passo rumo a essa grande conquista. Grande abraço!!!!!! Lucas |
OTIMA IDEIA 31/10/2005 11:00
|
|
| Na europa tanto musica quanto culinária são matérias obrigatórias pq não aqui tbm? Ou pelo menos deveria serem feitos testes de aptidão pra ver quem realmente tem jeito pra coisa. Arnald |
|
![]() |
Concordo plenamente! música não é só uma coisa lúdica, ,ela serve pra fazer a mente e a coordenação motora evoluir, além de ser bastante prazerosa de ouvir e tocar. os colégios deviam mostrar desde cedo o grande valor da música, afinal quem aqui não escuta música? eu até a alfabetização em meu colégio tinha aulas de música, ,e sempre me divertia com as aulas, acho que no ensino fundamental e no médio seria uma grande idéia por música. joel se estiver com algum projeto ou algo assim em mente conte comigo!! Pedro |
![]() |
Idéia monstra, Santo Joel, vamos adiante com ela! 31/10/2005 13:04 Conversando com o Joel, respondendo ao tópico: - É a volta às origens! Quando pequena me recordo que tive aulas de iniciação musical, era uma baderna musical instigante, onde aprendi a assoviar, me meti a cantar "super fantástico amigo..." e de lá começei meu Amor pela música, com meu instrumento, o piano desde meus 12 anos. Hoje trabalho com música, vivo com ela, sem jamais... Mas sem perder a causa, dando minha contribuição, o primeiro passo era fazer aquele projeto e divulga-lo junto as redes de escolas, dando preferencia aos pequenos com menos de 8 anos, que são as pedras brutas lapidáveis. Acho que daí sairão mais Moncorvinhos, Alguém pra dar mais um passo? Beijos Meylin |